O tema trabalho e consumo
é apresentado nos PCNs para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental.
Aqui apontaremos esse eixo temático, onde discutiremos sua relevância na
atualidade, explicitar as relações sociais e suas necessidades. Compreendendo
suas relações, dependências assim como os valores que lhe são associados.
A discussão sobre trabalho
e consumo na escola busca explicitar as relações sociais que produzem as
necessidades e os desejos.
Consumir, não é um ato
neutro; Trabalhadores e consumidores assumem formas de organização, e por meio
delas garantias e direitos.
O presente tema propõe
tematizar diferente disciplinas em cada produto ou serviço, como a composição
de uma música, a elaboração de um sarau, conto, pintura, onde o aluno perceba
que todo trabalho esta relacionado com o consumo.
Tarsila do Amaral - Operários
Pinturas de Portinari
Objetivos da Unidade didática.
Público
alvo: Ensino médio, 2º ano.
Objetivos
da unidade:
-
Fazer com que o aluno conheça a estética de vários gêneros textuais, onde será abordado o retrato
da sociedade nos temas “trabalho e consumo”;
-
Analisar construções linguísticas que provam preconceitos em sua construção;
-
Conhecer e fazer uso dos vários gêneros discursivos;
-
Apresentação de diferentes gêneros textuais,
-
Debates direcionados acerca dos temas abordados.
Disciplinas:
Integração e interdisciplinaridades;
Literatura
Infanto Juvenil; Literatura Brasileira; Literatura Inglesa; Estilística;
Prática de Ensino e Ética.
Justificativa
da proposta: Conscientizar o aluno sobre a funcionalidade
da língua para a transmissão do conteúdo oral e escrito. Criar um leitor
crítico, ativo, capaz de desenvolver e analisar diferentes gêneros textuais.
Conteúdos:
-
Produção textual ( textos informativos).
-
Procedimentos de pesquisa.
-
Revisão.
Recursos
utilizados:
-
Computador, internet, projetor, vídeo, textos impressos, gibis, revistas, jornais,
dicionários.
Avaliação:
Avaliar,
na fala e na produção dos alunos, se
conseguiram obter informações corretas e suficientes sobre a linguagem
da norma culta e interpretação de vários gêneros e tipologias.
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