sexta-feira, 14 de junho de 2013

Introdução - Trabalho e Consumo:

O tema trabalho e consumo é apresentado nos PCNs para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Aqui apontaremos esse eixo temático, onde discutiremos sua relevância na atualidade, explicitar as relações sociais e suas necessidades. Compreendendo suas relações, dependências assim como os valores que lhe são associados.
A discussão sobre trabalho e consumo na escola busca explicitar as relações sociais que produzem as necessidades e os desejos.
Consumir, não é um ato neutro; Trabalhadores e consumidores assumem formas de organização, e por meio delas garantias e direitos.

O presente tema propõe tematizar diferente disciplinas em cada produto ou serviço, como a composição de uma música, a elaboração de um sarau, conto, pintura, onde o aluno perceba que todo trabalho esta relacionado com o consumo.

 Tarsila do Amaral - Operários

Pinturas de Portinari



Objetivos da Unidade didática.


Público alvo: Ensino médio, 2º ano.

Objetivos da unidade:
- Fazer com que o aluno conheça a estética de vários gêneros textuais, onde será abordado o retrato da sociedade nos temas “trabalho e consumo”;
- Analisar construções linguísticas que provam preconceitos em sua construção;
- Conhecer e fazer uso dos vários gêneros discursivos;
- Apresentação de diferentes gêneros textuais, 
- Debates direcionados acerca dos temas abordados.

Disciplinas: Integração e interdisciplinaridades;
Literatura Infanto Juvenil; Literatura Brasileira; Literatura Inglesa; Estilística; Prática de Ensino e Ética.

Justificativa da proposta: Conscientizar o aluno sobre a funcionalidade da língua para a transmissão do conteúdo oral e escrito. Criar um leitor crítico, ativo, capaz de desenvolver e analisar diferentes gêneros textuais.

Conteúdos:
- Produção textual ( textos informativos).
- Procedimentos de pesquisa.
- Revisão.

Recursos utilizados:
- Computador, internet, projetor, vídeo, textos impressos, gibis, revistas, jornais, dicionários.

Avaliação:
Avaliar, na fala e na produção dos alunos, se  conseguiram obter informações corretas e suficientes sobre a linguagem da norma culta e interpretação de vários gêneros e tipologias. 

Índice das unidades didáticas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário